12/03/2013
 
 

Foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (08/03), no Foro Central de Porto Alegre, o Totem Sky, que vai possibilitar aos clientes resolverem seus problemas com a empresa de uma forma rápida e eficaz, por meio de videoconferência. A iniciativa é fruto de parceria entre o Judiciário e a empresa de TV por assinatura.

Além do RS, os totens já estão em funcionamento no estado do Rio de Janeiro e em Brasília. O índice de acordo tem sido de 95%. Em Porto Alegre, antes mesmo da cerimônia de instalação, cinco pessoas já haviam utilizado o serviço, sendo que todas realizaram acordos.

Na solenidade, foi ressaltado o interesse da Corregedoria em estimular práticas extrajudiciais de resolução dos conflitos, como a presente. Foi elogiada a iniciativa da Sky e revelado o desejo de que outras empresas lancem iniciativas semelhantes como forma de desafogar o Judiciário e melhor atender ao consumidor.

 

O Diretor do Foro, Cláudio Luís Martinewski, enfatizou a necessidade de ações como esta, especialmente no estado gaúcho, conhecido como um dos que mais recorre à Justiça. Lembrou da importância de utilizar a tecnologia como aliada na redução do número de processos.

 

Já o representante da Sky, Humberto Chiesi Filho, observou que a empresa busca se posicionar como cidadã, demonstrando preocupação com os clientes. Para ele, o totem beneficia o Judiciário, com redução da demanda, o consumidor, que tem seu problema resolvido, e a própria empresa, que consegue manter seus clientes.

 

Como funciona

 

Os clientes que queiram discutir direitos ou deveres relativos a contrato firmado com a empresa poderão utilizar o serviço. No local, estará disponível uma estrutura com telefone e vídeo, possibilitando que o consumidor fale com um representante da Sky olho no olho.

 

Basta levantar o telefone do gancho para ser atendido por um representante da empresa, autorizado a realizar acordos. Se a negociação tiver sucesso, o cliente já sai com um documento, impresso pelo totem, comprovando o que foi combinado.

 

O serviço está disponível na sala 342 do Foro Central (Rua Márcio Veras Vidor, nº 10, 3º andar), de segunda à sexta-feira, das 9 às 18h.

 

Solução imediata

 

Consumidores com problemas junto à Oi/Brasil Telecom também tem à disposição um método ágil para conciliar. Desde 2006, a empresa mantém um funcionário diariamente no Foro Central para negociar com os clientes, dentro do projeto Solução Imediata.

 

No último ano, o índice de acordo foi de 70%. Para utilizar esse serviço, basta procurar o Juizado Especial Cível do Foro Central, sala 342.